top of page

Informativo de junho e julho de 2024

Cabeçalho Amerj.png

11/06/2024: 83°- Aniversário de fundação da AMERJ

MENSAGEM DO MÊS

SEMEADURA

Sua generosidade chamará a bondade alheia em seu socorro.

Sua simplicidade solucionará problemas para muita gente.

Sua complexidade provocará muita dissimulação no próximo.

Sua indiferença fará manifesta frieza nos outros.

Seu desejo sincero de paz garantirá tranquilidade no caminho.

Seu propósito de guerrear dará frutos de inquietação.

Sua franqueza contundente receberá frases rudes.

Sua distinção edificará maneiras corretas naqueles que o seguem.

Sua espiritualidade superior incentivará sublimes construções espirituais.

Diariamente, semeamos e colhemos. A vida é também um solo que recebe e produz eternamente.

CHICO XAVIER

PAZ

Muita gente inquieta, examinando o intercâmbio entre os novos discípulos do Evangelho e os desencarnados, interroga, ansiosamente, pelas possibilidades da colaboração espiritual, junto às atividades humanas.

Por que razão os emissários do invisível não proporcionam descobertas sensacionais ao mundo?

Por que não revelam os processos de cura das moléstias que desafiam a Ciência?                                                

Como não evitam o doloroso choque entre as nações?

Tais investigadores, distanciados das noções de justiça, não compreendem que seria terrível furtar ao homem os elementos de trabalho, resgate e   elevação. Aborrecem-se, comumente, com as reiteradas e afetuosas recomendações de paz das comunicações do Além-Túmulo, porque ainda não se harmonizaram com o Cristo.

Vejamos o Mestre com os discípulos, quando voltava a confortá-los, do plano espiritual. Não lhe observamos na palavra qualquer recado torturante, não estabelece a menor expressão de sensacionalismo, não se adianta em conceitos de revelação supernatural.

Jesus demonstra-lhes a sobrevivência e deseja-lhes paz.

Será isso insuficiente para a alma sincera que procura a integração com a vida mais alta? Não envolverá, em si, grande responsabilidade o fato de reconhecerdes a continuação da existência, além da morte, na certeza de que haverá exame dos compromissos individuais?

Trabalhar e sofrer constituem processos lógicos do aperfeiçoamento e da ascensão. E que atendamos a esses imperativos da Lei, com bastante paz, é o desejo amoroso e puro de Jesus Cristo.

Esforcemo-nos por entender semelhantes verdades, pois existem numerosos aprendizes aguardando os grandes sinais, como os preguiçosos que respiram a sombra, à espera do fogo-fátuo do menor esforço.

CHICO XAVIER

 

A LUZ SEGUE SEMPRE

A perplexidade surgida no dia da Ressurreição do Senhor ainda é a mesma nos tempos que passam, sempre que a natureza divina e invisível ao olhar comum dos homens manifesta suas gloriosas mensagens.

As mulheres devotadas, que se foram em romaria de amor ao túmulo do Mestre, sempre encontraram sucessores. Todavia, são muito raros os Pedros que se dispõem a levantar para a averiguação da verdade.

Em todos os tempos, os transmissores de notícias de além-túmulo peregrinaram na Terra, quanto hoje.

As escolas religiosas deturpadas, porém, somente em raras ocasiões aceitaram o valioso concurso que se lhes oferecia.

Nas épocas passadas, todos os instrumentos da revelação espiritual, com raras exceções, foram categorizados como bruxos, queimados na praça pública, e, ainda hoje, são tidos por dementes, visionários e feiticeiros. É que a maioria dos companheiros de jornada humana vivem agarrados aos inferiores interesses de alguns momentos e as palavras da verdade imortalista sempre lhes pareceram consumado desvario. Entregues ao efêmero, não creem na expansão da vida, dentro do infinito e da eternidade, mas a luz da Ressurreição prossegue sempre, inspirando seus missionários ainda incompreendidos.

CHICO XAVIER

PENSAMENTO DO MÊS

“Senhor!
Não nos deixes de punhos cerrados,
como quem se prepara a fim
de espancar alguém!...
Ensina-nos a abrir as mãos
para doar
aos outros o benefício que se nos faça possível.” CHICO XAVIER

IMPRESSÕES  DE OTIMISMO

  • Rememorando as excelentes mensagens do Evangelho, constatarás que de todos os ensinos do Senhor ressumbram sempre otimismo, alegria e esperança.

  • Toda a Boa Nova é um hino de louvor à vida.

  • Elegendo a Natureza policromada para cenário Jesus, sob a abóbada celeste e sobre a barca levemente balançante, bordaram de bênçãos suas palavras, assinalando com vigor os conceitos de alevantamento moral e coragem.

  • Diante de enfermos e oprimidos fez-se saúde e bálsamo; ante a alacridade infantil abriu os braços e agasalhou os pequeninos; aos lamentos dos pecadores respondeu com as dádivas da compreensão; defrontando o moço afortunado acenou-lhe com eterna herança; perante a falsa justiça dos poderosos da Terra sentenciou pelo exemplo da serenidade.

  • E assim o Evangelho é a mais profunda e perfeita afirmação de alegria e paz que se conhece.

  • Não te deixes acabrunhar nem entristecer, em momento algum da vida.

  • Acabrunhamento é sentença fatal e tristeza é sombra na sombra do problema.

  • Retempera o ânimo no ardor da luta e renova o entusiasmo.

  • O ferro, para resistir à umidade, suporta altas temperaturas e o diamante espera milhões de anos sob incalculável pressão para formar-se.

  • Recupera a coragem na forja das transformações que a vida diária te impõe, mas acima de todas as circunstâncias vitaliza a alegria.

  • Quem serve e sofre com destemor sem os reflexos deprimentes estampados na face produz mais e realiza com melhores resultados.

  • Alegria é saúde.

  • Não se faz preciso que o teu júbilo provoque algaravia nem que a tua satisfação espalhe balbúrdia.

  • A alegria pura contamina os que estão em volta. Semelha-se à saúde, conseguindo projetar equilíbrio naqueles que estão ao lado.

  • Os modernos tratados de Higiene Mental prescrevem a descompressão moral e mental pelo espairecimento, pelos esportes, pela mudança de atividades.

  • Muito se tem escrito sobre as fórmulas proveitosas dos "pensamentos positivos" elaborando resultados eficientes, imediatos.

  • A Psicologia ao estudar mais profundamente a psique humana, através da Psicanálise constata que todas as impressões conscientes ou não se arquivam na inconsciência, de cujos depósitos transitam, retornando à consciência, há seu tempo.

  • Ora, enviando-se mensagens constantes e positivas aos arquivos da mente, oportunamente estas aflorarão realizando o mister a que se destinam.

  • Pouco importa que as impressões remetidas sejam acreditadas ou não, O essencial é que sejam enviadas ininterruptamente, de tal modo que consigam expulsar aquelas que criaram o clima de pessimismo em que habitas.

  • Já o Apóstolo Paulo na sua primeira série de Epístolas aos tessalonicenses, no capítulo cinco e versículo dezessete, ensinava a necessidade de "orar sem cessar"...

  • Muitos cristãos e também espíritas procuram justificar-se dizendo não saberem orar.

  • Naturalmente que àqueles que consideram as coisas possíveis, possíveis estas se fazem.

  • Todavia, a fixação da possibilidade obedece ao mesmo mecanismo de registro, que o tempo consegue dominar com ou sem aceitação consciente disso.

  • Dize diariamente e muitas vezes "sou feliz, lutarei, pois, contra as minhas imperfeições, consoante os ditames cristãos".

  • Criarás um hábito, empolgar-te-ás com ele, conseguirás a prática das virtudes evangélicas, a princípio por automatismo psicológico, depois por entusiasmo racional.

  • Começa a considerar todas as pessoas como sendo bondosas e amigas; refere-te às suas qualidades superiores, mínimas que sejam, sem azedume, e descobrirás surpreso, em breve, que todos são realmente bons nos seus valores afirmativos. .

  • Também te impregnarás de bondade e cantarás, sem que o percebas, a mesma alegria do Senhor e dos Seus discípulos, começando novos tempos para a própria vida na Terra, sereno e realmente ditoso. Joanna de Ângelis

PÉROLAS DE SABEDORIA

  • Vigiar não é desconfiar. É acender a própria luz, ajudando os que se encontram nas sombras.

  • Defender não é gritar. É prestar mais intenso serviço às causas e às pessoas.

  • Ajudar não é impor. É amparar, substancialmente, sem pruridos de personalismo, para que o beneficiado cresça se ilumine e seja feliz por si mesmo.

  • Ensinar não é ferir. É orientar o próximo, amorosamente, para o reino da compreensão e da paz.

  • Renovar não é destruir. É respeitar os fundamentos, restaurando as obras para o bem geral.

  • Esclarecer não é discutir. É auxiliar, através do espírito de serviço e da boa-vontade, o entendimento daquele que ignora.

  • Amar não é desejar. É compreender sempre, dar de si mesmo, renunciar aos próprios caprichos e sacrificar-se para que a luz divina do verdadeiro amor resplandeça. ANDRÉ LUIZ

INSTRUÇÕES ESPIRITUAIS

PARTE IV

SINTONIA MENTAL : O cérebro humano reflete a atividade eletromagnética incessante imposta pela vontade, muito embora nós, espíritas, reconheçamos que a função mental em seu todo nada mais seja do que a expressão sutil da essência  pensante. As vibrações do pensamento não se restringem ao encéfalo, ultrapassam à psicosfera individual e se estendem a dimensão extrafísica, indo ao encontro de quem lhes assimile o conteúdo. Dizemos que existe sintonia mental, quando os pensamentos emitidos se ajustam às frequências mentais de outras criaturas pela similaridade e componente de aceitação. De fato, somos atraídos pelos que revelam gostos e aptidões semelhantes às nossas, não importando se encarnados ou não. Caso o pensamento seja de ordem inferior, ele interage com os que vibram na mesma frequência e o indivíduo sofrem as consequências prejudiciais à sua harmonia psicofísica. Os quadros obsessivos decorrem de uma sintonia afinada com os espíritos menos evoluídos.

Mas, em compensação, se a criatura vibra numa tônica mental elevada, se recorre com frequência aos mecanismos salutares da prece, se emite bons pensamentos e se resguarda do mal, por conta de uma vida honesta e produtiva do ponto de vista moral naturalmente, elege para companheiros os espíritos esclarecidos e benévolos. Daí, a importância da atividade mental enriquecida de bons propósitos. Pensamentos elevados nos vinculam aos bons espíritos, disto advindo saúde integral e alegria de viver. 

 

AFEIÇÃO: Os propósitos evolutivos da alma se consolidam à medida que o ser encarnado desenvolve a capacidade de amar. Essa é a meta maior a ser atingida por todos. Ao analisarmos o perfil evolutivo da humanidade atual, identificamos um descompasso entre ciência e sabedoria, prova de que a intelectualidade nem sempre caminha ao lado dos sentimentos elevados.

Inúmeras civilizações avançadas em tecnologia quase sempre se desviam no campo da moralidade, valorizam o supérfluo e banalizam os valores essenciais, relegando ao olvido o comportamento evangélico; nadam no ouro, mas se afogam na lama da existência.

É mais fácil a intelectualização do ser do que  a sua elevação moral, por isso, apesar do progresso material, muitos continuam na condição de “ pobres em espírito”, convivendo com a ambição e demais defeitos lamentáveis. O grande salto evolutivo só será consumado quando, finalmente, a alma humana se dobrar diante dos apelos afetivos e sentir a necessidade de dulcificar o próprio coração.

O progresso da ciência na ausência do amor fraternal corrompe os valores e animaliza as criaturas. O mandamento expressivo da Lei de DEUS privilegia o amor ao próximo tanto quanto o amor de si. Quem verdadeiramente se autovaloriza, por extensão, ama e respeita o próximo.

A afeição é um sentimento bem mais refinado que se desdobra em amizade autêntica, estima solidariedade e compaixão. Se adequadamente treinada, torna-se parte integrante de nossa maneira de ser e converte-se em condição fundamental para o entendimento em família e a paz duradoura entre os povos.

Agenda de trabalho.jpg

AVISOS

Caros irmãos, dado às obras que a Associação precisa realizar para melhor acolher aqueles que a procuram, algumas pessoas têm-nos abordado no sentido de colaborar com a Casa auxiliando nas despesas desta Instituição; assim orientamos a todos aqueles que se disponham a tal, somente o façam através dos responsáveis pela Casa e procurem nossa Secretaria. Saibam que a Associação é uma Instituição sem fins lucrativos e que toda a assistência por ela prestada é absolutamente gratuita. Aos senhores médiuns (efetivos) e conselheiros, informamos que deverão procurar a Secretaria para atualizar seus cadastros e tomar ciência das obras que se pretende, pois são para benefício de todos e manutenção do Patrimônio legado pelos fundadores.

Imagem site 5.png
bottom of page